Farmacêuticos da ANARME Capacitados em Bioequivalência e Registo de Medicamentos Fitoterápico no Brasil

Uma equipa de farmacêuticos da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME,IP) participou, de 26 a 30 de Agosto findo, num treinamento intensivo de Bioequivalência e Registo de Medicamentos, no Instituto de Ciências, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) no Brasil, no âmbito de fortalecimento da capacidade regulatória do sector.

Cassiano João, Chefe do Departamento Central de Avaliação de Produtos de Saúde (DAP) na ANARME,IP, integrante da equipe, disse que com a capacitação, o sector está mais habilitado a avaliar de forma robusta de Bioequivalência. “Esse processo irá garantir que medicamentos genéricos tenham mesmo perfil de segurança e eficácia, quando comparados com os produtos inovadores. Igualmente, estão assegurados os aspectos de qualidade, segurança e eficácia de medicamentos produzidos a base de plantas”.

No mesmo período, a equipa da ANARME teve a oportunidade de visitar as instalações do Conselho Federal de Farmácia do Brasil, onde foi recebida pelo Vice-Presidente do mesmo Órgão, que na ocasião manifestou grande satisfação pela consolidação da cooperação entre Moçambique e Brasil sobretudo na área farmacêutica.

Refira-se que a equipe da ANARME integrava igualmente, Velma Capote, Chefe do Departamento Central de Avaliação de Medicamentos, Vacinas e Produtos Biológicos (DAM), Joaquim Garine, Avaliador Sénior de Medicamentos Fitoterápicos e Jamal Paulino, Avaliador Sénior de Medicamentos.

“Por Medicamentos Seguros, Eficazes e de Qualidade”

ANARME-DCI

Partilhar Notícia