ANARME APOSTA NA MELHORIA SGQ E MODELO DE EXCELÊNCIA

A Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME, IP) recomendou, há dias, em Maputo, aos gestores do sector que dirige, a redobrarem esforços para ultrapassar os desafios que ainda persistem, com vista a garantir o funcionamento pleno e melhoria continua de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), e tornar a instituição um modelo de excelência e referência na regulamentação da área farmacêutica, a nível nacional e internacional.
Falando na abertura da Reunião de Revisão do Sistema de Gestão da Qualidade da ANARME, Tânia Sitoie, apontou entre os desafios, não comprometimento dos colaboradores a todos os níveis com a causa, bem como implementação dos procedimentos aprovados e a melhoria dos tempos de entrega dos serviços prestados.
A fonte indicou que uma vez ultrapassados os desafios, “poderemos alcançar a nossa visão de tornar ANARME um modelo de excelência e de referência, nacional e internacional, na regulamentação da área de medicamento, segundo os mais altos padrões de qualidade”, frisou.

Para o efeito, a interlocutora apelou aos gestores, para a responsabilidade de consciencializar a todos os colaboradores nas unidades orgânicas, de modo a
continuarem a dar o melhor de si, com vista a melhoria do SGQ do sector.

A reunião de revisão pela gestão, teve a duração de dois dias, pretendia fazer uma análise crítica ao SGQ, pois, segundo a PCA da ANARME, foi um momento para agregar valor para as actividades desenvolvidas em diferentes áreas de actuação, visando o acompanhamento do plano estratégico do sector e respectivos ajustes.
A fonte ressalvou que apesar de desafios inerentes, a ANARME encontra-se num processo de manutenção do SGQ, caracterizado por um trabalho intenso, para
responder os padrões de qualidade exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Destacou a actualização documental e o desenvolvimento de competências dos quadros a todos os níveis, para acomodar as recomendações deixadas na última avaliação da ferramenta Global Benchmarking Tool (GBT), como forma de preparação da próxima avaliação da auditoria externa de certificação formal. “O Sistema de Gestão da Qualidade da ANARME encontra-se neste certificado pela OMS, estando na fase de preparação da segunda auditoria de acompanhamento”, prevista para o último trimestre do ano em curso.
Participaram na reunião da RAC os membros do Conselho de Administração, directores das divisões, chefes de departamentos e pontos focais de SGQ da
ANARME.

Por Medicamentos Seguros, Eficazes e de Qualidade

ANARME-DCI

Partilhar Notícia