A Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Medicamento (ANARME, IP), Tânia Sitoie, disse esta segunda-feira, 14 de Julho, em Maputo, que a Conferência Internacional sobre Produção local de Medicamentos (Conferência & Expo 2025), a ter lugar nos dias 30 e 31 de Julho corrente, na capital do país, será uma grande oportunidade para o empresariado nacional atrair investimento para a área farmacêutica, com vista a industrializar Moçambique.
Falando no Pré- lançamento da conferência e Expo 2025, que irá reunir intervenientes de todas as esferas da saúde, desde reguladores, prestadores de serviços, investidores, investigadores e público, em geral, a PCA da ANARME, descreveu que o evento poderá trazer ganhos para a indústria farmacêutica no país e na região.
Cerca de 90 por cento de empresas moçambicanas que operam na área farmacêutica ressente-se de falta de financiamento. Entretanto, ”já temos a confirmação de três grandes financiadores, nomeadamente, o Banco Mundial (BM), Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Banco Islâmico de Desenvolvimento (IsDB), que irão participar na conferência sobre a produção local de saúde. Acreditamos que a participação desses bancos será uma oportunidade ímpar para os empresários moçambicanos poderem captar o investimento necessário para impulsionar a indústria farmacêutica local, com vista a industrializar Moçambique, um dos desafios do Governo no âmbito de Programa Nacional de Industrialização (PRONAI)”, disse Tânia Sitoie dirigindo-se à jornalistas sobre o impacto directo que o evento poderá trazer para o país e não só.
Explicou que a conferência irá acolher representantes de cerca de 20 países provenientes de diversos quadrantes do mundo, com destaque para governantes do sector da saúde, líderes da indústria farmacêutica, instituições financeiras especializadas, fundos de investimento e entidades reguladoras internacionais. “O nível e a qualidade dos participantes da conferência, revela a dimensão e o prestígio que a iniciativa já conquistou, mesmo antes da sua realização”, frisou.
Precisou que na qualidade de regular o sector farmacêutico, a ANARME desempenha um papel fundamental na protecção da saúde pública, assegurando que os medicamentos, vacinas, dispositivos médicos e outros produtos de saúde disponíveis no país sejam seguros, eficazes e de qualidade comprovada.
”Pretendemos, em coordenação com os parceiros da conferência, fomentar um ambiente favorável ao investimento ético na saúde fortalecendo as cadeias de fornecimento, a modernização dos mecanismos de regulação e a digitalização dos processos, com especial enfoque na regulamentação e segurança dos medicamentos”, explicou Sitoie.
Por seu turno, Deise Retagi do Grupo TBLDC Consultores de eventos, em representação dos parceiros, disse que o evento contará com expositores de renome, a nível local e internacional, de diversos sectores da economia incluindo unidades de saúde, produtos farmacêuticos e não só, banca e seguros, bem como academia e investigação. “Contaremos com a apresentação de tecnologias de ponta, soluções farmacêuticas inovadoras e avanços revolucionários na saúde digital”, sublinhou Deise Retagi observando que o evento irá acelerar o desenvolvimento da saúde em Moçambique e na região da África Austral.
Por Medicamentos Seguros, Eficazes e de Qualidade
ANARME-DCI