Dois técnicos da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME, IP) participaram, de 16 a 27 de Junho corrente, em Seul, na República da Coreia, no Curso Introdutório de 2025 para Desenvolvimento e Fabricação de Produtos Biológicos, como parte do Programa do Centro Global de Treinamento para Biofabricação (GTH-B).
Trata-se de Sheila Chalufo Sulila, Chefe da Repartição de Importação e Exportação, Controlo de preços e de Psicotrópicos e Araújo Nhamitambo afectos na Divisão de Inspecção e Licenciamento de Entidades (DVIL), que beneficiaram da formação leccionada pelo Instituto Internacional de Vacinas (IVI), no Campus Siheung da Universidade Nacional de Seul.
O evento foi co- organizado pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar (MOHW) da República da Coreia, Organização Mundial da Saúde (OMS) e a iniciativa (GTH-B) global de treinamento e visava fortalecer as capacidades de biofabricação e produção de vacinas em países de baixa e média renda (PBMR), bem como da Coreia do Sul, com vista a promover o acesso equitativo às vacinas em todo o mundo.
O curso reuniu 140 participantes de 40 países, incluindo profissionais de fabricantes de vacinas e organizações de saúde pública em PBMR, 19 representantes de empresas de biotecnologia coreanas e escolas de pós-graduação na área de bio saúde.
Segundo Araújo Nhamitambo, a capacitação foi benéfica para o sector, uma vez que o programa ofereceu treinamento abrangente combinando aulas presenciais, discussões interativas, estudos de caso, visitas a empresas e instituições de biotecnologia e sessões estruturadas, com especialistas do sector. ”O curso foi ministrado por um corpo docente de mais de 35 especialistas, representando mais de 10 instituições nacionais e internacionais”, frisou Nhamitambo.
Por Medicamentos Seguros, Eficazes e de Qualidade
ANARME-DCI