Passados 05 anos de implementação
“A Resistência Antimicrobiana, é uma ameaça global de saúde pública, principalmente em países de baixa e média renda, como é o caso de Moçambique”, afirmou a Merana Mussá, Directora da Divisão de Farmacovigilância e Ensaios Clínicos da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME, IP), na cerimónia de abertura do evento que conta com a participação de diferentes sectores da área do medicamento e parceiros de cooperação.
Reunidos na Província de Maputo, em oficina de trabalho, equipa de trabalho multisectorial, elabora o Relatório sobre a implementação das actividades do Plano Nacional de Resistência Antimicrobiana (PNA-RAM), aprovado em 2019.
Trata-se de um documento que contém um conjunto de estratégias de combate à resistência antimicrobiana, um tema de saúde pública que preocupa as autoridades de saúde humana, agricultura, pescas e meio ambiente em abordagem One Health, liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Esta oficina, foi uma oportunidade para que todas as áreas envolvidas mostrassem o ponto de situação das acções desenvolvidas para o alcance dos objectivos do PNA-RAM, por forma a garantir que os antibióticos eficazes estejam disponíveis no futuro.
Observando semelhanças entre os dados apresentados referentes à Resistência Antimicrobiana em humanos e animais, os participantes concordam sobre a necessidade de melhorar a comunicação entre os sectores, principalmente no que tange às notificações.
A actividade de elaboração do relatório, irá decorrer em 05 dias, prevendo-se a constituição de grupos de trabalho para discussão de diferentes sub-temas.
Anarme, Por Medicamentos, Seguros, Eficazes e de Qualidade!
ANARME-D.C.I.