Do Bureau Veritas
A Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME, IP) recebeu formalmente esta Terça-feira, 20 de Junho de 2023, o Certificado ISO 9001: 2015, selo que atesta a gestão da qualidade da instituição, auxiliando tanto no desenvolvimento quanto no aprimoramento de serviços e produtos.
Atribuído pelo Bureau Veritas, uma firma internacional líder mundial em serviços de Auditoria, Teste, Inspecção e Certificação (TIC), o certificado é o culminar de um processo de auditorias, recomendações e acompanhamento, iniciado em 2018, pela extinta Direcção Nacional de Farmácia, no seguimento da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), aquando da avaliação feita ao sistema regulamentar moçambicano em 2016.
“É sem dúvida um momento especial para a instituição, para o Sector da Saúde e para o País no geral” referiu Tânia Sitoie, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento, IP, no seu discurso, por ocasião da recepção do selo, tendo destacado igualmente que a institucionalização da ANARME, IP e a certificação dos seus serviços, era um desafio de todos, por forma a garantir-se a circulação, no território nacional, de medicamentos seguros, eficazes e de qualidade.
Segundo referiu a PCA, Moçambique, através da ANARME, IP, passa assim a estar alinhado com a Estratégia Regional para a Regulamentação de Produtos Medicinais, 2016-2025, que prevê que todos os Estados Membros devem ter Autoridades Nacionais Reguladoras de Medicamento funcionais com Sistemas de Gestão da Qualidade implementados até 2025.
Referiu igualmente, que os processos de gestão e funcionamento da ANARME ganham maior confiabilidade dos seus públicos, factor que agregará maior valor e boa imagem para a instituição.
A PCA da ANARME terminou a sua intervenção reconhecendo a todos quanto contribuíram para o êxito que culminou com a certificação. “Quero aqui reiterar o nosso reconhecimento ao esforço empreendido pelo Governo de Moçambique, através do Ministério da Saúde, que desde o inicio apoiou todo o processo de implementação deste sistema. Um reconhecimento especial vai para todos os colaboradores da ANARME, em especial o Departamento de Gestão de Qualidade e pontos focais para esta área. Permitam-me agradecer ainda, ao Escritório local da Organização Mundial da Saúde, ao Fundo Global e ao Programa Promovendo a Qualidade de Medicamentos (PQM+) que desde o inicio apoiaram esta iniciativa, tanto de forma técnica como financeira”, finalizou Sitoie, pedindo o empenho de todos, para que a instituição mantenha este reconhecimento e alcance este muitos outros.
O representante do Bureau Veritas, por seu turno, felicitou a ANARME e ao País, por ter conseguido a certificação e, sobretudo, pelo facto de o trabalho que culminou com o cumprimento de todos os requisitos para a certificação, ter sido feito pela instituição.
