Volvido um (1) ano de existência
A Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos (ANARME,IP) registou desde o ano transacto progressos assinaláveis na regulamentação de medicamentos no país, com destaque para a obtenção da certificação internacional pela NORMA ISO 9001:2015, selo que atesta a gestão da qualidade da instituição, auxiliando tanto no desenvolvimento quanto no aprimoramento de produtos e serviços prestados.
Mas não só, a instituição destacou igualmente progressos nas áreas de Licenciamento, Inspecção e fiscalização, Farmacovigilância e Ensaios Clínicos, e na área de Comprovação da Qualidade.
A informação foi avançada nesta quinta-feira (06/07), na Cidade de Maputo, pela Presidente do Conselho de Administração da ANARME, IP, Tânia Sitoie, na _Segunda Reunião de Planificação Integrada entre ANARME, IP e parceiros de cooperação_.
Em relação à área de Licenciamento, Tânia Sitoie afirmou que houve aumento significativo do número de empresas licenciadas em 42%, bem como testemunhou-se a introdução da Janela Única Electrônica (JUE) que permite um maior controlo da importação de medicamentos para o país.
No que diz respeito a Inspecção e fiscalização, foram realizadas inspecções em 289 estabelecimentos, das quais resultaram na redução de circulação de produtos não autorizados no país, redução de importações ilegais e aumento de licenciamento de entidades farmacêuticas – disse a PCA da ANARME.
Enquanto isso, na Comprovação da Qualidade, verificou-se uma redução de cerca de 32,7% de amostras analisadas, comparado com igual período do ano passado, isto é, das 671 amostras submetidas ao LNCQ, foram analisadas 266, o que corresponde a 39,6%.
Não obstante aos progressos, Tânia Sitoie reconheceu que a instituição tem ainda desafios de vária ordem, desde aos obstáculos que impedem o acesso a medicamentos de boa qualidade, de forma acessível e oportuna, e a capacidade limitada de testagem, com a falta de equipamentos, reagentes, espaço e condições de conservação de moléculas, o que impacta a capacidade de testagem, acreditação de novos produtos, incluindo vacinas.
A Segunda Reunião de Planificação Integrada da ANARME, IP contou com a participação da Representante dos Parceiros de Cooperação e Ponto Focal dos Parceiros de Cooperação da Saúde, de alguns quadros seniores do MISAU e de Administradores da ANARME, IP.