ANARME,IP e ARMED FORTALECEM RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO NA ÁREA DE REGULAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Uma delegação da Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde de Angola (ARMED) encontra-se de visita a Moçambique, para troca de experiência e fortalecimento de relações com a contraparte local, a Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME, IP).

Esta segunda-feira (29), a delegação da ARMED, que na visita é liderada pela Chefe do Departamento de Inspecção e Licenciamento daquela instituição, Gilda Simão, trabalhou nas instalações da ANARME, IP, onde manteve encontros com a respectiva direcção.
Tânia Sitoie, Presidente do Conselho de Administração, foi quem fez as honras da casa tendo de forma sumária feito a apresentação da instituição. Sitoie que agradeceu a presença da delegação angolana apresentou igualmente a legislação suporte da instituição, tendo destacado a existência do Gabinete de Investigação e Pesquisa Farmacêutica como um ponto forte para esta área.
“Moçambique tem 5921 medicamentos registados desde 2003, período de início do processo de registo de medicamentos no País”, disse Sitoie, no acto de apresentação das actividades da Divisão de Avaliação de Medicamentos e Produtos de Saúde da instituição que dirige.

Um dos factores que despertou muito interesse dos visitantes foi o mecanismo de controlo da qualidade de medicamentos em Moçambique.
Segundo Gilda Simão, Chefe do Departamento de Inspecção e Licenciamento da Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde de Angola, o controlo da entrada e circulação de medicamentos é um desafio na região.
“Há muitos problemas no controlo de entrada nas fronteiras terrestres, visto que entra muito produto contrabandeado através dos países vizinhos”, reconheceu Simão, quando partilhou a experiência do seu país, no âmbito da actividade inspectiva, apontando algumas diferenças estruturais e de procedimentos nas áreas de Inspecção e da Farmacovigilância.
A visita da delegação de Angola tem a duração de dois dias, período durante o qual está prevista a troca de experiência directa entre os profissionais homólogos.
A comitiva da ARMED tem também prevista uma visita ao Laboratório Nacional de Comprovação da Qualidade (LNCQ) e à Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM), ambas instituições sediadas em Maputo.

ANARME – DCI

Por Medicamentos Seguros, Eficazes e de Qualidade

Partilhar Notícia