A Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME,IP) alerta sobre a crescente divulgação e comercialização, nas redes sociais e outras plataformas digitais, de produtos com alegadas propriedades terapêuticas, em particular os destinados à perda de peso, sem a devida autorização de comercialização no país.
Trata-se de uma publicidade enganosa e ofertas de produtos de origem duvidosa, muitas vezes apresentados como “emagrecedores”, “naturais” ou “seguros”, bem como a aplicação destes medicamentos em estabelecimentos não autorizados, o que representa um risco à saúde e segurança dos cidadãos. Assim, os produtos, por não terem sido sujeitos à necessária avaliação de qualidade, segurança e eficácia exigida pela legislação nacional e internacional aplicável, podem causar efeitos adversos graves quando utilizados sem prescrição ou acompanhamento profissional.
A ANARME, IP, recorda que tais medicamentos são de uso exclusivo sob prescrição médica e devem ser adquiridos apenas em farmácias e unidades de saúde, devidamente licenciadas.
Por outro lado, a ANARME reitera o seu compromisso com a protecção da saúde pública e exorta aos cidadãos a evitar a compra de medicamentos e produtos de saúde por meio de redes sociais, influenciadores digitais, vendedores informais ou estabelecimentos não autorizados, uma vez que tais produtos podem conter substâncias nocivas ou não declaradas.
Reforça-se ainda, que qualquer denúncia relacionada com a venda ilegal ou publicidade enganosa de medicamentos e produtos de saúde deve ser encaminhada para os canais oficiais da ANARME, IP, a fim de permitir a devida investigação e actuação das autoridades competentes.
Por Medicamentos Seguros, Eficazes e de Qualidade
ANARME-DCI
