ANARME, IP AUMENTA CAPACIDADE DE ELABORAÇÃO DE PROTOCOLOS DE PMS

Para Vigilância de Produtos Farmacêuticos Pós-Comercialização

Após 05 dias de treinamento na ferramenta MedRS, funcionários da ANARME, IP elaboram protocolo de estudo de Vigilância e Controlo de Medicamentos pós-Comercialização (PMS). O treinamento decorreu na Província de Maputo, com a participação dos diferentes programas de saúde do MISAU (PAV, Malária, Saúde Familiar), da Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM) e da Associação dos Farmacêuticos de Moçambique (AFARMO).

Os Grupos de Trabalho, orientados por consultores nacionais e internacionais do programa de Promoção da Qualidade de Medicamentos (PQM+) da USAID, desenvolveu diferentes sub-temas que fazem parte do protocolo, que inclui: a selecção das moléculas a serem estudadas, os locais da recolha das amostras, o perfil da equipa e as actividades específicas a serem desenvolvidas.

Devidamente certificados pela entidade internacional, os participantes demonstraram satisfação e prontidão pelo novo conhecimento adquirido e com o ganho do protocolo que irá apoiar na vigilância do medicamento consumido pelos moçambicanos.

O protocolo terá a sua validade após aprovação a nível da gestão de topo da Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME, IP).

ANARME – D.C.I

Partilhar Notícia