Para melhorar segurança do medicamento no País
Encerrou nesta quinta-feira (28), em Maputo, a formação dirigida a titulares de Autorização de Introdução no Mercado de medicamentos, vacinas e produtos biológicos e de saúde de uso humano, em matéria de farmacovigilância, promovida pela Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME-IP).
O evento de dois dias, decorreu em formato online e reuniu mais de 60 profissionais da área farmacêutica, incluindo directores técnicos e responsáveis de empresas importadoras de medicamentos. A formação consistiu na instrução dos provedores para melhorar a colaboração no preenchimento de fichas de reacções adversas aos medicamentos, Centro de Organizações Internacionais de Ciências Médicas (CIOMS) e vigilância do medicamento pós-comercialização no mercado (PMS).
No acto de encerramento da capacitação, a Directora da Divisão de Farmacovigilância e Ensaios Clínicos na ANARME, Merana Mussá, apelou aos formandos para maior colaboração na vigilância do medicamento que circula no território Nacional, bem como a prestarem maior atenção para as reacções adversas que ocorrem a nível mundial. “Estamos abertos para maior colaboração na partilha de informação e troca de experiência, pois a ANARME irá promover mais capacitações para maior aprimoramento do conhecimento na área de Farmacovigilância e não só”, frisou a dirigente convidando aos participantes para maior articulação com a ANARME.
O evento constituiu uma oportunidade para os participantes colocarem junto da entidade reguladora do medicamento, as suas inquietações e firmarem o seu comprometimento em colaborar em prol de protecção da saúde pública.
A formação acontece na semana em que se celebra o Dia Internacional do Farmacêutico, onde profissionais da área, afectos em diferentes sectores de actividades, reflectem sobre o seu papel na promoção do direito e acesso aos medicamentos seguros para o bem-estar dos moçambicanos.
“ANARME, IP -Por Medicamentos Seguros, Eficazes e de Qualidade”
ANARME – DCI