A Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde de Angola (ARMED), escalou esta terça-feira (30), o Laboratório Nacional de Comprovação de Qualidade (LNCQ) no seguimento da visita de trabalho à Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME,IP), para a troca de experiência entre as partes.
Nabila Gani, Directora do LNCQ que recebeu a delegação angolana explicou o funcionamento do sector observando que a função primordial do laboratório é garantir a qualidade dos medicamentos e produtos de saúde através de análises laboratoriais, em conformidade com as exigências estabelecidas internacionalmente.
“Estamos a criar condições de modo a transitarmos do actual Nível de Maturidade 2 para 3, na próxima avaliação do Global Benchmarking Tool (GBT), entidade que avalia a qualidade”, disse Nabila Gani acrescentando que a ANARME incluindo o Laboratório Nacional de Comprovação de Qualidade está certificado pelo ISO 9001: 2015, em processo de acreditação ISO 17025: 2017.
Igualmente, o LNCQ apresentou aos visitantes o fluxo de funcionamento, a partir da sala de recepção de amostras, passando pela sala de reagentes até ao laboratório respeitando todos os parâmetros de qualidade exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A delegação Angolana, encabeçada pela Chefe do Departamento de Laboratório da ARMED, Cristina Somakessendja, que fez o acompanhamento integral das actividades no local, ficou impressionada com o nível de qualidade de serviços prestados pelo LNCQ.
ANARME – DCI
“Por Medicamentos Seguros, Eficazes e de Qualidade”