II REUNIÃO INTEGRADA DE PLANIFICAÇÃO DA ANARME,IP

Decorre aparttir de hoje (27), a IIª Reunião Integrada de Planificação da ANARME,IP, na Cidade de Maputo. A abertura do evento foi feita pela Presidente do Conselho de Administração, *Tânia Vuyeya Sitoie*. Na sua intervenção, convidou os organizadores e a todos presentes à consciência de responsabilidade na preparação e organização de eventos desta envergadura. “… se o sector de planificação estiver desorganizado, então toda a ANARME estará desorganizada”, disse Vuyeya. Em seguida, apelou que os grupos de trabalho a serem formados, trabalhassem para a elaboração de um plano realístico e mensurável. Vuyeya, declarou aberta a sessão com a agenda cujo término está previsto para o dia 30 de Junho corrente.

A DISPONIBILIZAÇÃO TARDIA DOS FUNDOS DO ORÇAMENTO DO ESTADO, CONDICIONOU O CUMPRIMENTO DO PLANO DE 2022

Em balanço apresentado pelo Chefe do Departamento de Planificação, Monitoria e Avaliação, *Aladino Maniça*, o cumprimento do PES de 2022, foi condicionado pela disponibilização de fundos. Isso influenciou o alcance dos objectivos preconizados e a monitoria de indicadores, incluindos os de qualidade.

Apontou-se os indicadores da Divisão de Farmacovigilância e Ensaios Clínicos e do Laboratório Nacional de Comprovação da Qualidade que apresentaram baixa no cumprimento das metas.

Disponibilidade de verba orientada para o laboratório e priorização de suas actividades, formações para manutenção de equipamento, são parte de soluções avançadas pelos participantes para alavancar os resultados em 2024.

A ANARME,IP TEM TRÊS (3) PRIORIDADES PARA O ANO DE 2024

Aladino Manhiça, apresentou e foram aprovadas as seguintes prioridades para o ano de 2024:

– Fortalecimento dos mecanismos de garantia de Qualidade;

– Reforço da governança do sector farmacêutico nacional;

– Fortalecimento da capacidade institucional;

Um dos pontos fortes para o fortalecimento da capacidade institucional da ANARME,IP é a operacionalização das Delegações Regionais Centro e Norte, lembrando que a Delegação do Norte estará sediada na Província de Nampula e a do Centro na Província da Sofala.

ANARME-D.C.I

Partilhar Notícia