MISAU DISTINGUE 85 FUNCIONÁRIOS DESLIGADOS E APOSENTADOS DO ÓRGÃO CENTRAL NO PERÍODO 2020 A 2023

Entre os quais cinco quadros da ANARME – IP

Quadros do Ministério da Saúde (MISAU), que chegaram ao desligamento e aposentação após décadas de dedicação à Administração Pública Moçambicana, em especial ao sector, foram esta Sexta-feira distinguidos pelo facto de terem contribuído, no exercício das suas funções, nas diferentes áreas de actuação no Serviço Nacional de Saúde.

Foram ao todo 85 funcionários, das diferentes áreas de actuação no Serviço Nacional de Saúde, entre os quais cinco quadros da Autoridade Reguladora de Medicamentos (ANARME-IP), designadamente José Dias Mazoio, Maria da Conceição Maposse, Luísa Marcelino Mapengo, Ana Raquel Fernandes e Luísa Florência Chongo Namburete.

O reconhecimento aconteceu durante o Consultivo do Ministro, evento dirigido por Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, que na sua intervenção, felicitou aos abrangidos por terem chegado a uma nova fase da vida profissional. ” *A aposentação é determinada por Lei para todo o funcionário que tenha obtido o requisito para tal e é o começo de um ciclo de vida onde o profissional desfruta do tempo disponível para a realização de tarefas em diferentes contextos sociais. Este acto simboliza o nosso respeito e gratidão a todos vós, por terem dedicado grande parte das vossas vidas ao serviço do Estado*”, disse Tiago.

A ocasião serviu, igualmente, para o sector homenagear a todos os profissionais de saúde perecidos desde a independência nacional, por causas diversas, entre as quais a guerra dos 16 anos, eventos climatéricos extremos e, mais recentemente, a pandemia da COVID-19.

Apesar destes desafios, o Ministro da Saúde destacou ganhos obtidos nos últimos 10 anos, no domínio das infraestruturas, equipamento e recursos humanos.

Relativamente ao último domínio, Armindo Tiago revelou que nos últimos anos, o Sector da Saúde tem vindo a aumentar a sua capacidade para prover mais recursos humanos, o que tem trazido resultados na melhoria dos rácios. A título de exemplo, disse que o rácio de profissionais de saúde por 10 mil habitantes, passou de 8.7 em 2012 para 12.9 em 2023 e o rácio de médicos por 10 mil habitantes passou de 0.5 para 0.9 no mesmo período.

Por outro lado, o rácio de profissionais das áreas de medicina, enfermagem e saúde materno Infantil por 10 mil habitantes passou de 6.7 para 9.0,

Num discurso virado aos distinguidos, o Ministro da Saúde a nova fase para a qual estes passaram a fazer parte, como sendo um “segundo emprego” das suas vidas, na qual passam a ter a possibilidade de realizar várias tarefas ao seu bel-prazer, tendo desejado muita saúde para que possam realizar actividades diferentes das que estavam limitados a fazer devido às obrigações da vida profissional.

Actividades como a desta Sexta-feira passarão a ser realizadas anualmente.

ANARME-DCI

Partilhar Notícia