ANARME CAPACITA COLABORADORES DE LABORATÓRIO EM TÉCNICAS DE TESTES COMPENDIAIS

Terminou sexta-feira, 1 de Setembro, em Maputo, a capacitação dos colaboradores do Laboratório Nacional de Comprovação da Qualidade (LNCQ) em garantia da qualidade e uso de técnicas de testes compendiais, que vinha decorrendo desde 21 de Agosto findo. Promovida pela Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME, IP), em coordenação com a USAID, esta visava o aprimoramento da missão da ANARME de assegurar que os medicamentos e produtos de saúde disponíveis para o uso da população sejam seguros, eficazes e de boa qualidade.

Facilitado pelo programa de Promoção da Qualidade de Medicamentos Plus (PQM+) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o treinamento foi projectado a fim de equipar o laboratório com as competências necessárias para apoiar as funções regulatórias da ANARME, fornecendo evidências para a tomada de decisões através da geração de resultados confiáveis e válidos.

Igualmente, a formação enquadra-se no âmbito do apoio prestado pelo PQM+ à acreditação ISO/IEC 17025:2017 do laboratório, que é uma prioridade fundamental para a ANARME.

Refira-se que os medicamentos de má qualidade representam um risco de falência do tratamento, desenvolvimento de resistência antimicrobiana, toxicidade e têm efeito negativo no indivíduo e na saúde pública.

O Laboratório Nacional de Comprovação da Qualidade desempenha um papel importante na promoção da garantia da qualidade dos medicamentos no país através da execução de testes analíticos.

ANARME, por medicamentos Seguros, Eficazes e de Qualidade

ANARME-DCI

Partilhar Notícia